segunda-feira, 25 de junho de 2007

Hino Nacional Brasileiro - um só povo

Na sexta-feira fomos a uma festa junina na Casa do Maranhão e, antes do Show da noite com a Tribo de Jah, prestigiamos algumas apresentações do ritmo maranhense Bumba-meu-Boi.

No domingo fomos à Fête de la Musique (Festa da Música) um Show oferecido pelo SESC e pela Embaixada da França em que o Grupo Gotan Project fez uma junção do Tango com diversos ritmos, como Samba, Funk, MPB, Rap e Salsa. Parece estranho, mas foi muito interessante a miscelânea destes ritmos.

Este é o Brasil!uma miscelânea de ritmos, de sons, de raças, de jeitos, de valores, de culturas, de religiões, de costumes, de gostos. Em apenas um final de semana participamos de muitas manifestações culturais diferentes.. vimos maranhenses escutando reggae, franceses oferecendo tango argentino, misturado com música popular brasileira e com salsa cubana.

No Brasil temos todas estas manifestações etnias-culturais e muito mais...

Mas foi no intervalo do Show que pudemos ver todos estes povos unindo-se, pois colocaram no telão uma gravação de um coral cantando o Hino Nacional Brasileiro. Todos se levantaram para acompanhá-lo. Então o mestre de cerimônia, ignorando a concha acústica em coro, começa a citar os patrocinadores, apoiadores e a fazer informes.

A platéia em um só grito pediu respeito ao Hino. O mestre de cerimônias sai do palco envergonhado e o público segue a letra.

Quem pensava que a valorização do Hino Nacional e o sentimento de patriotismo era presente somente na época da ditadura militar ou a cada vez que a seleção brasileira entra em campo em tempos de copa do mundo, engana-se muito.

Nenhum comentário: