sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Saudades dos natais com flores

(Fulô de Quixabeira)

Quero Fulô de Quixabeira..
isto me faz lembrar de quando voltava de Jatobá (PE) em 2003.
Sou apaixonada por plantas e principalmente por cactos.

Flores secas, então, são minhas paixões. Quando estava voltando de Pernambuco, o motorista, que foi contratado pela Prefeitura para nos transportar até as atividades com as tribos indígenas, os grupos de idosos, de jovens, agentes de saúdes e outros grupos com os quais trabalhávamos (o UNISOL trabalha principalmente com multiplicadores), resolveu me dar um presente.

Me deu dois "Cabeça de Frade" . O maior motivo de risada da nossa volta foi este. A equipe quase morreu rindo quando comecei a enrolar aqueles cactos em um monte de jornal e sacolas.

Foi alí que eles perceberam que eu realmente iria levar o dito presente pra casa. Claro que não poderia deixá-los, apesar dos espinhos.

Eles estão comigo até hoje. Ainda estão em Santa Maria, mas assim que estiver morando no meu ap farei uma nova viagem com eles, e estão bem maiores agora e com flores em suas coroas.
Hoje descobri que Cabeça de Frade é uma espécie praticamente em extinção. (Que o Peretti não leia este post.)

Mas flores raras me fazem lembram também uma planta que apenas dá flores em Dezembro. Não me recordo o nome, só lembro a expressão de felicidade do meu avô cada vez que nasciam as flores. Era um dos componentes decoradores dos belos e felizes natais que passei ao lado do meu avô. Oh saudade!!

Nenhum comentário: