segunda-feira, 23 de julho de 2007

"Não basta deixá-las falar!Tem que escutá-las!!!"


Ah Itamaraty, Itamaraty!

Oh lugar sonhado.......


fui ao Itamaraty num Seminário sobre a contribuição da sociedade civil organizada para a integração da União Européia e do Mercosul. "Bem o meu chão" eu diria para poderem realmente me chamar de gaúcha.

Lá estavam representados organizações de toda a europa e mercosul.

Escutei algumas intervenções muito interessantes, algumas "confrontantes" como a de um Bispo* do Cáritas que disse que o Brasil, tendo seus mais de cinco mil e quinhentos municípios, perdia em organização social para a França, que tem mais de trinta e seis mil e seiscentos municípios, alegava que era exatamente por causa da divisão, pois quanto mais dividido mais fácil de se organizar em grupos menores.
Aí então inscreve-se a falar um senhor da Secretaria Geral da Presidência da República e disse "em alto e bom tom" que o Brasil era um exemplo de participação popular. Tão exemplo que foi berço do Fórum Social Mundial, que é a maior manifestação que temos em relação à organização de classe e contribuição para o combate a desigualdades.

Então alfineta um representante do Fórum Brasileiro de Economia Solidária, afirmando que não basta o povo se mobilizar, nem mesmo se organizar em grupos, se nem mesmo os governos ditos populares dão o real espaço a estes, e que não os possibilita realmente interferir nas políticas públicas e até mesmo na integração internacional.

Fala então a Presidenta do Capítulo Brasil do Fórum de Mulheres do Mercosul, Emília Fernandes, que não basta os homens deixarem as mulheres falar, há a necessidade de escutá-las e deixá-las ocupar os seus espaços que por direito temos, tanto no meio público quanto no privado.

* mesmo sabendo o nome exato das pessoas, não os direi para não dizerem que coloquei palavras na boca de ninguém, apesar de estar sendo leal às suas palavras.

Nenhum comentário: