quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Univesidade Solidária, Projeto Rondon


Estava olhando as fotos de um amigo que está no Projeto Rondon - Universidade Solidária no interior de Goiás (a foto deste post é dele inclusive).

Só de olhar as fotos já dá saudades daquela experiência que vivi em 2003. Todo universitário deveria ficar isolado em uma comunidade carente do interior do Brasil para saber o que é sociedade, o que é necessidade, precariedade, analfabetismo, carência, pobreza.
Os acadêmicos saem da Universidade sem saber o que é o Brasil. E, muitas vezes, sem ter a clareza do comprometimento e do dever que temos com a sociedade.

Aprendi muito. Ficamos um mês no interior de Pernambuco, sertão nordestino, trabalhando com multiplicadores - agentes de saúde, enfermeiros, agentes jovens, grupo de idosos, comunidade indígena, etc. Troca de experiências riquíssima, aprendizado acadêmico-prático e de vida extraordinários.

Éramos em 11 pessoas na equipe em uma casa com dois quartos e um banheiro apenas. Sem água. Tomávamos banho com duas garrafas Pets. Eu, com cabelo comprido, conseguia tomar banho e lavar os cabelões com 4 litros d´água. Para ir ao banheiro levávamos um balde para jogar no vaso sanitário após utilizá-lo.

Loucura!!!Alguns diziam: "Nunca mais!" (e agora morrem de saudades também). Outros, já diziam desde o início: "melhor experiência de vida que tive".

Eu tirei muitas lições. Com certeza hoje sou muito mais humana, mais solidária, mais socialista.

Apenas por isso? Não! Mas foi o primeiro choque de "realidade" que tive.

Um comentário: