segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Promessa é dívida

Não gosto que me prometam nada. Nunca gostei.

Este é um bom motivo que me faz não prometer o que não posso cumprir. Desde pequena fico esperando quando as pessoas prometem algo. Talvez ainda não tenha aprendido que as pessoas mentem, que passa a vontade, que falam por educacão. E acho que este tipo de coisa não quero aprender mesmo.

Não importa o tamanho nem o que é a promessa. Pra mim promessa é dívida. Sempre foi.
"te ligo", "sábado vamos na festa", "iremos no parque", "no cinema", "nos vemos esta semana", "quando tu passar no vestibular farás a carteira de motorista", "hoje compraremos aquele algodão-doce que tu gosta", "amanhã a gente faz alguma coisa junto, te ligo pra combinar".

A mãe é uma que nunca me prometeu algo que não tenha cumprido. Minto. Acabo de me lembrar que desde meus quinze anos ela promete me apresentar o que tem de melhor na minha cidade natal, São Paulo, e até hoje não fomos juntas para a capital paulista.

Canso de dormir antes de festas e não estar mais animada para ir na festa combinada com os amigos. Não importa. Vou pela parceria, pela promessa, e, claro, por saber que a animação vem rapidinho junto dos amigos.

Se eu não quero fazer algo eu digo antes: "Não vou", "não quero", "não gosto", "não posso".

Mas cada um tem a postura e os valores que escolhe.

Nenhum comentário: