terça-feira, 2 de outubro de 2007

Valores

Em Gorizia (Itália) tem um espaço que se chama "Punto Giovani". É um prédio que possui salas para projetos, auditório, salas para apresentações artísticas, salas de aula equipadas de som, filmadoras, máquinas fotográficas, etc.

O que me impressionava era que tudo que as pessoas encontravam na sala elas deixavam na sala quando fechavam a porta no final das atividades.
Foi ali que ganhei muito do meu pão. Dava aula de capoeira junto a um baiano. Começamos a dar aula incentivados pela falta de grana e pela paixão comum que os dois tinham por esta arte.

As poucas viagens e cidades que conheci dou graças às aulas de capoeira e brasiliano (não, não dava aula de português, dava aula de brasiliano).
Muitas coisas me impressionaram naquela terra. Um local público, "comunitário", onde qualquer pessoa mediante a reserva podia usar o espaço. Como se fosse um Centro Comunitário mesmo. Porém, a diferença era que era tudo novo, limpo, e da forma como se chegava se deixava o lugar.

Algumas festas fazíamos no local, como as nossas....cada um levava um prato ou bebida. Depois combinava-se a hora para a limpeza. Realmente isso é de primeiro mundo mesmo.
O que sei é que aqui, ou ali, no Brasil, não podemos deixar nada de "valor" sem vigiar.

Roubaram minha máquina digital, que tanto demorei a comprar, com um mês de uso, dentro do local de trabalho. Roubaram meu pendrive, comprado em Amsterdam (Holanda), no local de trabalho também, mas em estados diferente, diga-se de passagem. Não importa a marca, quanto custou, muito menos onde foi comprado, o que importa é o fato.

Não venham me dizer que é porque aqui no Brasil as pessoas precisam. Mentira, aqui não há respeito com o que é do outro, é diferente. Aqui quanto mais se pode passar a perna no outro, melhor.
Este é o grande exemplo dos países desenvolvidos será?acho que seria exagero.

Mas quando perdi minha carteira, passaporte, permissão de estadia, dinheiro, e tudo que se possa encontrar na bolsa de uma mulher, em plena cidade de Veneza: me enviaram via correio para casa com tudo, inclusive as moedas!

Duvido que se fosse no Brasil as notas de 10 euros não teriam sumido.
São valores.

Vergonha de ser Brasileira? não, óbvio que não. Vontade de mudar alguns, vários, valores que "temos", isto sim!!

Um comentário:

Anônimo disse...

A foto está excelente!